Indústria brasileira de revestimentos cerâmicos inova com Projeto de Gestão de Resíduos no varejo

Ceramics of Brazil
November 2024

No primeiro semestre de 2024, a Anfacer, em parceria com a consultoria Yattó, implementou o Projeto Piloto de Gestão de Resíduos. A iniciativa criou uma logística eficiente para o descarte correto de resíduos cerâmicos, gerados no manuseio e armazenamento no varejo. Além de evitar o acúmulo em aterros, os resíduos foram reciclados e transformados em areia.  

Resultados em sustentabilidade

Já em sua primeira execução, o projeto gerou impactos relevantes. Em seis meses, foram reciclados um total de 42.170 kg de resíduo cerâmico, o equivalente a mais de 5 mil pisos de 90x90cm. Estes dados correspondem à implementação do processo em duas empresas:

  • Leroy Merlin: 14.010 kg de material reciclado em 6 coletas;
  • Telhanorte: 28.160 kg de material reciclado em 10 coletas.

Transformando resíduos em recursos

Cada saco de areia reciclada de 20 kg contém cerca de 1 kg de pisos cerâmicos reciclados, uma demonstração clara de como os resíduos podem ser convertidos em novos materiais para a construção civil.

O sucesso dessa primeira fase mostra que a gestão eficiente de resíduos pode gerar benefícios em toda a cadeia produtiva.

Anderson Vieira, consultor de Sustentabilidade e Qualidade da Anfacer, acredita que as ações desenvolvidas neste projeto possibilitam o desenvolvimento de uma economia circular nas lojas de materiais de construção. O intuito, agora, é expandir o projeto para outras lojas.  

Além disso, ele destaca o papel da Anfacer na realização de parcerias estratégicas para a promoção de ações ambientalmente conscientes no setor cerâmico brasileiro.

“ O projeto atesta o compromisso da iniciativa Anfacer + Sustentável em promover ações em que a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente estejam na estratégia do negócio das organizações e dos demais agentes que fazem parte da cadeia da construção civil”, finaliza.

Projeto Setorial
promovido por