Internacionalização em números: veja os resultados do último convênio do projeto setorial Ceramics of Brazil

Ceramics of Brazil
October 2025

O projeto Ceramics of Brazil, realizado pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), atingiu resultados expressivos no período de dezembro/2022 a junho/2025, reforçando a presença da indústria cerâmica brasileira no mercado internacional. Ao longo do período, 56 empresas do setor foram apoiadas. 

Calendário de ações e iniciativas

Durante o biênio, o projeto promoveu diversas ações estratégicas, incluindo:

  • 2023: Projeto Comprador e Projeto Imagem na Expo Revestir, Coverings e participação na COP28 – 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas.
  • 2024: Projeto Comprador e Projeto Imagem na Expo Revestir, Coverings, Congresso Técnico Qualicer, Projeto Imagem - Lançamento Expo Revestir e apoios individualizados à Eliane e Portobello na Cersaie.
  • 2025: Projeto Comprador e Projeto Imagem na Expo Revestir, Coverings e participação no Fórum Econômico Brasil – França.

Reuniões de negócios e alcance internacional

O projeto também se destacou pela intensa agenda de encontros comerciais, totalizando mais de 4.832 reuniões: 

  • 2023: 1.506 reuniões
  • 2024: 1.475 reuniões
  • 2025 (até junho): 1.851 reuniões

O impacto internacional foi crescente, com o Projeto Comprador trazendo ao Brasil 116 distribuidores e revendedores de 36 países, incluindo: 

África do Sul, Argentina, Austrália, Aruba, Barbados, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Emirados Árabes, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Honduras, Ilhas Turcas e Caicos, Itália, Japão, Jamaica, Líbano, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Próximos passos

O projeto setorial Ceramics of Brazil existe desde 2001 e já ampliou significativamente a presença da cerâmica brasileira pelo mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerâmica do mundo e está em sexto lugar no ranking das exportações. O sucesso do biênio anterior motivou a renovação do convênio, garantindo a continuidade do projeto de incentivo às exportações até 2027. A iniciativa seguirá fortalecendo a internacionalização da cerâmica brasileira, ampliando mercados e consolidando a presença global do setor.

Sobre o Ceramics of Brazil

Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado externo. 

Mais informações: ceramicsofbrazil.com

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. 

Company logoCompany logo